Salvador, 18 de julho de 2018
Portal do IRDEB
Principal > TVE > Catálogo de Vídeos > TVE Debate - Dia Nacional do Samba


TVE Debate - Dia Nacional do Samba

cliques 3171 cliques | Avaliação: Avaliação: Avaliação: Avaliação: Avaliação:
Avalie você também |

Descrição

No domingo, 02 de dezembro, Dia Nacional do Samba, o TVE Debate prestou uma homenagem a este ritmo legitimamente brasileiro com o cantor e compositor Nelson Rufino, a cantora e pesquisadora musical Juliana Ribeiro e o presidente da União das Entidades de Samba da Bahia, José Luis Arerê.

Na conversa, os entrevistados relembram as origens deste ritmo de matrizes africanas e tentam responder a uma antiga pergunta: será que o samba nasceu mesmo na Bahia? “Existem várias evidências de que a matriz do samba na verdade nasceu na Bahia. No Rio de Janeiro, ele se espetaculariza, vira outra coisa”, deferente Juliana Ribeiro.

Os convidados falam também sobre as confugurações do ritmo ao logo do tempo e seus grandes nomes como Riachão, Everaldo Gentil, Roque Ferreira e Almir do Apache. O surgimento dos novos blocos de samba em Salvador, a renovação e releituras através de novos cantores e o os preconceitos que ainda atingem o estilo musical também não ficam de fora da conversa. Tudo isto, é claro, embalado pelas composições de Nelson Rufino e Juliana Ribeiro.
URL:
Incorporar:

Favoritos
rss

titulo_ta_rolando

                    

videos_dos_programas

busca_avancada_azul
Encontre um arquivo no nosso banco de dados.
videos_mais_vistos
voce_reporter_video
videocast

© 2017 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.