Salvador, 18 de julho de 2018
Portal do IRDEB
Principal > TVE > Catálogo de Vídeos > Perfil e Opinião - Myriam Fraga


Perfil e Opinião - Myriam Fraga

cliques 5295 cliques | Avaliação: Avaliação: Avaliação: Avaliação: Avaliação:
Avalie você também |

Descrição

O Perfil & Opinião – Especial Jorge Amado trouxe como convidada a escritora Myriam Fraga. A diretora executiva da Fundação Casa de Jorge Amado, também membro da Academia Baiana de Letras, fala sobre sua relação com a literatura, como surgiu a amizade com Jorge Amado e sobre as atividades e publicações da fundação dedicada à vida e à obra do autor, que completaria cem anos no último dia 10 de agosto.


Na conversa com a apresentadora Denny Fingergut, a escritora conta que, ainda na infância, incentivada pelos pais, desenvolveu gosto especial pela leitura. Tempos mais tarde, com pouco mais de vinte anos de idade, iniciou precocemente sua carreira literária através da publicação do livro "Marinas", encontrando referencial na poesia moderna brasileira. Curiosamente, foi por meio do seu debute na literatura que conheceu o escritor grapiúna Jorge Amado. Elogiada pelo já conhecido romancista, foi por ele incentivada, a ponto de ele mesmo ter promovido o acesso de outros grandes escritores, como Carlos Drummond de Andrade, ao primeiro livro da então jovem literata.

O afinco de Zélia Gattai, na tentativa de fazer com que a Fundação Casa de Jorge Amado fosse instalada em território baiano é lembrado por Myriam, bem como sua dedicação em registrar a trajetória do marido em textos e fotografias. Hoje, a fundação conta com esse registro, além de preservar os volumes originais de muitas das obras de Jorge. A entrevistada fala, também, sobre sua relação com Jorge Amado e sua família, contando algumas histórias que ilustram a vida do autor de Gabriela e de como ele se propunha a incentivar jovens talentos das artes na Bahia.

URL:
Incorporar:

Favoritos
rss

titulo_ta_rolando

                    

videos_dos_programas

busca_avancada_azul
Encontre um arquivo no nosso banco de dados.
videos_mais_vistos
voce_reporter_video
videocast

© 2017 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.