Cine Futuro

07/11/2012 18:52:07

cinefuturo_gO portal do Irdeb transmite, ao vivo e com exclusividade, os debates e mesas redondas do Festival Cine Futuro - VIII Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual. Realizados nos dias 12, 13 e 14, os debates vão acontecer das 10h às 13h e os diálogos das 15h às 17h.

Cine Futuro

O evento é um espaço de encontro consagrado entre quem pensa, produz e curte cinema, e tem como objetivo levar seus participantes a amadurecer ideais sobre os rumos da sétima arte. Neste ano, o Festival homenageará  o premiado cineasta Orson Welles.

Mesas Redondas

- O Cinema experimental na contra-mão do mercado


12 de novembro, 10h.

Palestrantes: Guimar Ramos (BRA), Ivana Bentes (BRA) e Tarek Elhaik (MAR).

Como o cinema experimentalista transgrediu a lógica do mercado? O histórico do cinema de vanguarda, o underground e o nosso 'udigrudi'. A construção  e o consumo deste gênero desde o início do século XX. Produtores, pesquisadores e o público reunidos para essa discussão.

- Vivemos o acaso da crítica cinematográfica?

13 de novembro, 10h.

Palestrantes: Cássio Starling (BRA), Franco Marineo (ITA), Rubens Machado Jr. (BRA) e Sihan Felix (BRA).

O olhar pelo olhar. O cinematográfico pelo crítico. Quais análises devem ser pautadas? A crítica   está sendo consumida? Prestigiados críticos estarão reunidos para discutir com o público como seus olhares observam a narrativa audiovisual.

- Qual o futuro do cinema baiano?

13 de novembro, 15h.

Palestrantes: Carlos Pronzato (ARG), Ceci Alves (BRA), Daniel Lisboa (BRA), Fábio Rocha (BRA), Henrique Dantas (BRA) e Tenille Bezerra (BRA).

Com a afirmação de uma nova geração de cineastas baianos, a qual se tornou clara com os inúmeros prêmios conquistados em festivais Brasil afora, uma pergunta não quer calar: quem são tais cineastas e que tipo de cinema fazem para se destacar no cenário nacional? Quais foram os caminhos que percorreram dos curtas aos longas? Qual foi a influência e ensinamentos que herdaram da geração anterior?

- O cinema inventivo de Orson welles

14 de novembro, 10h.

Palestrantes: Franco Marineo (ITA)​, João Luiz Vieira (BRA) e Irma Viana (BRA).

A trajetória de Orson Welles e suas inovações para o cinema.  Considerado um dos maiores diretores de todos os tempos, seus filmes continuam com temas atuais. Especialistas se reunirão para discutir as realizações deste grande cineasta.

- O som, a música e o cinema

14 de novembro, 15h

Palestrantes:  Beate Warkentien (DEU) e Edino Krieger (BRA) , Waldir Xavier (BR) e Tuzé de Abreu (BR)

Por excelência, o cinema é uma arte que engloba muitas outras e, também, envolve processos manutenção e preservação que muitos não se levam em conta. No Diálogo proposto a respeito do tema, a alemã Beate Warkentien e o brasileiro Edino Krieger vão discutir a importância de tais processos para a formação e construção do filme, principalmente no que se refere ao seu corpo musical.

Diálogos:

- Política e cinema sul-americano

12 de novembro, 15h.

Palestrantes: Emir Sader (BRA) e Sérgio Muniz (BRA).

Com a afirmação de governos populares na América Latina, o cinema como estratégia de soberania nacional tornou-se assunto recorrente. No Diálogo “Política e cinema latino-americano”, o sociólogo Emir Sader e o cineasta Sérgio Muniz vão discutir as estratégias implementadas pelos governos em relação aos processos de produção, distribuição e exibição dos filmes realizados no bloco e possíveis soluções para equilibrar o mercado com as dominantes produções norte-americanas.

Portal

Para participar da transmissão, o internauta pode interagir através do Twitter pela hashtag: #cinefuturo.

Navegue no nosso Portal e assista nossa programação ao vivo. Clique aqui.