Festa da Boa Morte

10/08/2012 15:51:26

festa_da_boa_morte_gVestidas de branco, vermelho e preto, com velas nas mãos, as Irmãs da Boa Morte percorrem as ruas chachoeiranas entoando cânticos, enquanto são admiradas por uma multidão de turistas que vem à cidade prestigiar a festa.“A Irmandade é uma forma de afirmar a identidade negra”, conclui o antropólogo Stephen Selka.

Em uma mistura de símbolos que unem o catolicismo aos ritos das religiões de matrizes africanas, após encerradas as obrigações religiosas, a Festa da Boa Morte continua em meio a mesas fartas e samba de roda, num momento de “dessacralização da festa”, como considera o historiador Luís Cláudio Nascimento.

Cobertura

Os festejos desse ano, realizados entre dos 13 e 15 de agosto, tiveram significado especial marcado pela ausência de Mãe Estelita, o que significa grande perda não só para a Irmandade, mas também para a cidade de Cachoeira e para a cultura afro-brasileira.

No dia 15 de agosto, durante a programação da TVE, flashes ao vivo, a partir de 8h da manhã, mostraram os festejos 2012 da Irmandade da Boa Morte.

Navegue no nosso Portal e assista nossa programação ao vivo. Clique aqui.