Ilhéus Amado

02/08/2012 21:27:15

amado_GCOMEMORAÇÕES PELO CENTENÁRIO DE JORGE. COBERTURA DO IRDEB TRARÁ AO VIVO MARGARETH MENEZES,FAMÍLIA CAYMMI E OSBA. DE 08 A 12 DE AGOSTO

Os cem anos de nascimento do escritor baiano Jorge Amado (1912 – 2001), completados no próximo dia 10 de agosto, serão comemorados pela TVE, pela 107.5 FM - Rádio Educadora e pelo Portal do Irdeb através da cobertura “Ilhéus Amado”.

As equipes da emissora acompanharão de perto todos os eventos que marcam esse centenário de história de uma das maiores referências da literatura moderna do Brasil, com obras traduzidas em 55 países e em 49 idiomas.

Entre as pautas, estão agendadas transmissões de shows de músicos renomados como Margareth Menezes e os da família Caymmi, entre 09 e 10 de agosto,  além de dezenas de apresentações de artistas da região sul da Bahia, no dia 08. Serão cerca de 40 atrações culturais, entre Salvador e Ilhéus (região de nascimento de Jorge), acompanhadas pela equipe do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), da Secretaria de Comunicação Social do Estado (Secom-BA).

De 04 a 12 de agosto, o Festival “Amar Amado”, promovido pela Fundação Cultural de Ilhéus, irá realizar uma série de atividades, como ciclos literários, shows, palestras e espetáculos teatrais, e nossa equipe de jornalismo estará lá para poder levar aos espectadores os momentos mais marcantes da festa. O Quarteirão Jorge Amado, o centro de convenções, os prédios históricos e as ruas da cidade se tornarão espaços para as diversas comemorações pela passagem desse primeiro século amadiano, com direito, até, a evento gastronômico inspirado nas inúmeras quituteiras dos livros de Jorge.

SUBA NESTE PALCO

No dia 08 de agosto, o Teatro Municipal de Ilhéus receberá o “Suba neste palco”, promovido em parceria com o IRDEB. O evento reunirá artistas do sul da Bahia que trarão suas formas particulares de festejar os cem anos de Jorge. Esquetes de montagens baseadas na literatura amadiana, como "Gabriela", declamações de poemas, música com 24 grupos e artistas, além de dança e cinema – produzido por diretores da região – estão na agenda de apresentações, abertas ao público, que vão das 14 às 22h, na quarta-feira.

SHOWS AO VIVO

Na quinta-feira, dia 09, começam as transmissões ao vivo dos shows comemorativos, sempre a partir das 22 horas, pela TVE e pelo Portal do IRDEB, com flashes pela Educadora FM. O primeiro é o de Margareth Menezes, diretamente da Praça da Catedral de Ilhéus. Na sexta-feira, marco dos cem anos de nascimento de Jorge Amado, exibiremos, de Salvador, o “Concerto Amado Amar”, espetáculo da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), promovido pela Secretaria de Cultura Estado (Secult - BA) no Teatro Castro Alves (TCA), que mesclará música popular e erudita. Enquanto isso, da terra de Jorge, nossa equipe acompanhará a apresentação do santamarense Caetano Veloso, que completa setenta anos na mesma semana do centenário do escritor.

No dia 11, sábado, é a vez de transmitir o show da família Caymmi, com quem Jorge Amado tinha vínculos estreitos iniciados com a amizade entre ele e o compositor Dorival Caymmi. Esses dois artistas – o escritor e o músico –, são marcantes personalidades que registraram a identidade cultural do litoral baiano em seus trabalhos.

No domingo, último dia das comemorações, a partir 21h30, do palco principal de shows em Ilhéus, serão exibidas as apresentações dos artistas locais. Além disso, serão apresentados também os melhores momentos do Festival “Amar Amado”.

Toda a cobertura jornalística pela passagem do centenário de Jorge poderá ser acompanhada pelos telejornais da TVE, às 12h18 e às sete da noite, e pela Rádio Educadora, através do programa Multicultura, ao meio dia, do Jornal da Educadora, às 18h30, e pelos boletins apresentados de hora em hora, ao longo da programação. No portal do IRDEB (www.irdeb.ba.gov.br) estarão disponíveis as matérias e fotografias produzidas ao longo da festa. O público poderá participar enviando comentários, informações e imagens através do twitter e ou do aplicativo Instagram com a hashtag #ilheusamado.

APRESENTAÇÕES DO EVENTO “SUBA NESTE PALCO”:

Teatro e poesia:

- Teatro Popular de Ilhéus - com as peças "O fiscal e a fateira" e "Lendas da Lagoa encantada"
- Maktub Performances - com a peça "Das Matas ao Progresso"
- Grupo de Teatro Casa Aberta - com esquetes teatrais de curta duração.
- Janete Lainha - com esquetes de "Gabriela" e declamações de poesia.
- José Delmo - Com "O Contador de Histórias Grapiúnas".
- Gilton Tomaz - com declamações de cordéis.

Dança:

- Balé Afro Dilazenze
- Grupo Soanne Marry
- Acadêmia Tônus
- Samile Dias

Música:

- Banda Dr. Imbira
- Banda Quizila
- Banda Kerberus
- Banda Manzuá
- Banda Mendigos Blues
- Banda Zabumbahia
- Banda Dilazenze
- Banda Êh Crioula!
- Banda Mel de Forró
- Grupo Improviso Nordestino
- Grupo Mulheres em Domínio Público
- Daniel Netto
- Edu Netto
- Itassucy e Banda
- Chorinho Brasil
- Herval Lemos
- Luiz Bob e os Gonzagas
- Lito Vieira
- Fábio Souza
- Marcelo Ganem
- Jorginho Amorim
- Eloá Monteiro
- Andréa Rangel
- Márcia Alencar

Cinema:

Joelma – Edson Bastos

A Fórmula – Henrique Filho

O Milagre de Santinho – Lina Penalva

Nunca mais vou filmar – Leandro Afonso

Chocolate da Mata Atlantica – Paulo Paiva

Navegue no nosso Portal e assista nossa programação ao vivo. Clique aqui.