Soma Bahia

16/07/2012 18:55:05

expo_soma_1_GGravuras, fotografias, desenhos, acrílico sobre tela e técnicas mistas estão nos trabalhos da coletiva Soma, em cartaz até 13 de julho no Teatro do Irdeb (Federação, Salvador).

São obras de 37 artistas como Guache Marques, Justino Marinho, Menelaw Sete, Robério Cordeiro e Leonel Mattos sob idealização e curadoria de Antônio Lázaro.

Entre os trabalhos da coletiva, aberta no último dia 13 de julho, está o Sítio do Arara, do cineasta Araripe Jr. “É um mundo povoado de personagens imaginários, inspirados em seres reais, loucos e normais, finalmente enquadrados”, define.

Outra obra é a de Robério Cordeiro: Origem e História em quadrinhos. “Trago o trabalho que comecei com uma transgressão bonita, fugindo do papel, do plano bidimensional. Hoje, se fala muito em 3D, e esse é um trabalho segue essa linha, e pode ser considerado uma instalação”, explica.

“O Trabalho traz a transição que o planeta está atravessando, mudanças geofísicas e morais, chamando atenção para a necessidade de mudança de postura e atitude em relação a questão planetária”, completa.

Esse é o quarto ano que a ação é desenvolvida no Irdeb. Além de Soma, tivemos, nos três anos anteriores, Cidade das Artes, Luz do Sol e Tempo Temperatura. “A iniciativa é de grande importância, pois revela os talentos da casa, funcionários do IRDEB, e também promove o intercâmbio com outros artistas de grande prestigio no mundo das artes, como Justino Marinho, Leonel Matos e Menelaw Sete”, considera Guache Marques.

Na mostra, Guache expõe gravuras digitais. “Uma ressignificação dos símbolos que estão presentes na minha obra, que eu pretendo, através da arte digital, tornar mais acessível do ponto de vista econômico do mercado das artes”, diz.

Serviço

O quê: Mostra Soma
Onde: Teatro do Irdeb - Rua Pedro Gama, 413/E, Alto do Sobradinho, Federação, Salvador.
Visitação: de segunda a sexta, de 10 às 18h. Gratuita