Observatório da Imprensa

16/07/2012 14:01:48

observipatorio_GNa terça (17/07), 22h, o conceituado Observatório da Imprensa voltou a ser exibido pela TVE Bahia.

Conhecido por acompanhar e analisar o desempenho da mídia brasileira, o programa, apresentado por Alberto Dines, é um desdobramento do site homônimo criado em 1996.

A versão televisiva estreou dois anos depois, caso único de um veículo originário da Internet converter-se em um de massas.
No próximo programa, será discutida a desmistificação da imagem do profissional de jornal, sob o tema “A mídia como personagem”.

A profissão de jornalista sempre foi alvo da produção de ficção e, na maioria das vezes, os profissionais eram retratados como defensores da sociedade. Alguns clássicos do cinema mundial mostraram a importância do trabalho desses profissionais.

Mas, de tempos para cá, a ficção descobriu um outro lado do jornalismo, uma face menos atraente da profissão. É o caso, por exemplo, de o livro Os Imperfeccionistas, de Tom Rachman, ou da série americana de TV The Newsroom, que mostram o dia-a-dia de uma redação.

Esse assuntos serão debatidos nos estúdios do Observatório da Imprensa com os jornalistas Ana Maria Machado (escritora); Rodrigo Fonseca (O Globo); e Cristina Padiglione (O Estado de São Paulo). O programa ainda ouviu a opinião dos jornalistas Joaquim Ferreira dos Santos e Carlos Eduardo Lins da Silva.

Navegue no nosso Portal e assista nossa programação ao vivo. Clique aqui.