Diário de Bordo

15/01/2010 13:11:22

A TVE Bahia estréia no dia 24 (domingo) o Diário de Bordo, série de mini-programas que irá ao ar semanalmente mostrando a rotina do veleiro-escola Fraternidade. Comandada pelo navegador Aleixo Belov, a embarcação partirá do 2º Distrito Naval, em Salvador, no próximo sábado (16/01), às 10 horas da manhã, com o objetivo de fazer a circunavegação terrestre. Os episódios da série, cada um com três minutos de duração, serão exibidos dentro do Cartão Verde Bahia, a partir das 20 horas.
O pioneiro velejador baiano de origem ucraniana vai dar a sua quarta volta ao redor do globo. Organizada minuciosamente ao longo dos últimos seis anos, a expedição tem um sabor especial para Belov. Desta vez, ele não viajará sozinho. O comandante construiu o veleiro-escola, especialmente, para dividir a sua longa experiência no mar com jovens brasileiros, dispostos a encarar esta aventura pelos oceanos.
Aos 67 anos, Belov, que é engenheiro de obras marítimas e escritor, vai partir da capital baiana com a esposa, Lygia, dois filhos, o cineasta Paulo Alcântara, responsável pelo registro da viagem e pela série, além de um grupo de outros seis jovens brasileiros escolhidos pela afinidade com o universo marítimo e marinho. A bordo do Fraternidade, eles seguirão inicialmente rumo ao Caribe, Panamá e Polinésia Francesa, no Oceano Pacífico.

A série Diário de Bordo – como o próprio nome já antecipa – vai mostrar a rotina de seguidos desafios em alto mar enfrentados pela tripulação durante 20 meses que compõem a volta ao mundo. O Fraternidade vai funcionar como um barco-escola e a produção de um programa de TV, em plena viagem, será um desses laboratórios.
Os jovens de diversos estados brasileiros que integram a equipe foram escolhidos após uma seleção que durou seis meses. A proposta é justamente o intercâmbio de informações e a troca de experiências; daí a opção por um grupo diverso, que envolve de cineastas a historiadores e oceanógrafos. A volta ao mundo será dividida em três etapas. Em cada uma delas, Aleixo Belov irá contemplar cinco jovens selecionados.
O Cartão Verde Bahia, que na edição passada (10/01) apresentou uma entrevista com o navegador contando todos os detalhes do projeto no veleiro, exibe a cobertura completa da partida do Fraternidade no próximo domingo.