Programa Tô Sabendo

12/01/2010 15:49:35

Vestibular...uma época decisiva na vida dos estudantes que, muitas das vezes, vem acompanhada de dúvidas e incertezas. Que profissão seguir? Quais conteúdos são mais cobrados na prova? O que saber para passar no vestibular?

Tô Sabendo, o novo programa da TV Brasil que estreia no próximo sábado (23), às 18 horas, responde a essas e outras perguntas. De maneira dinâmica e interativa, o apresentador Jorge Portugal traz questões de língua portuguesa, matemática, ciências humanas e naturais que têm grandes chances de cair no Enem e nos vestibulares de todo Brasil. A cada programa, alunos de escolas públicas da Bahia, Pará e São Paulo testam seus conhecimentos e tiram dúvidas a respeito dos conteúdos didáticos.

Todos os sábados, o Tô Sabendo aborda um tema específico que será comentado por professores. No dia 23, o professor de língua portuguesa e apresentador de televisão, Pasquale Cipro Neto, e o cantor, compositor, poeta e artista virtual , Arnaldo Antunes, falam sobre as origens do português e a construção da língua no Brasil, seus sotaques e regionalismos. Eles abordam também como a língua é tratada pelos jovens, sobretudo no mundo virtual. Pasquale também destaca a reforma ortográfica.

Cantor e compositor Arnaldo Antunes foi a atração musical da estreia

Arnaldo Antunes será uma presença especial do programa. Além de participar como entrevistado, falar sobre música, a origem da poesia, do movimento concreto e da poesia visual, ele será a atração musical do dia. Aliás, a participação de um músico permeará todos os programas Tô Sabendo Revista, dando um toque de cultura.

Mas, muitos vestibulandos ainda não sabem qual profissão escolher. Para facilitar a escolha, Tô Sabendo traz o quadro Qual é a sua? que mostra atividades de algumas profissões ainda pouco conhecidas. No quadro E aí professor? os estudantes recebem dicas de assuntos que têm mais chances de cair no vestibular.

No programa de estreia, o professor de Gramática, Luis Alberto, marca presença no quadro E Aí Professor? Enquanto o músico baiano e fundador da maior e mais moderna escola de música popular da Bahia (AMBAH), Letieres Leite, fala sobre sua profissão no quadro Qual é a sua?

Já no quadro Como foi o seu vestibular? personalidades públicas esclarecem sobre este momento tão importante na vida estudantil. Quem participa do programa de estreia são os próprios convidados. Tanto Arnaldo quando Pasquale Cipro Neto contam para os jovens como foi sua experiência com o vestibular. 

A partir de fevereiro, em dias que serão oportunamente anunciados, o programa apresentará uma competição de conhecimentos gerais e específicos entre os estudantes do último ano do Ensino Médio – o Tô Sabendo Desafio. Jorge Portugal faz perguntas e desafia as equipes, abordando os conteúdos escolares de maneira interdisciplinar. A competição é feita entre alunos de dois colégios públicos. No fim, todos ganham, pois acumulam conhecimentos e aprendem cada vez mais. E aprender brincando é melhor ainda!

De uma forma lúdica, o estudante recebe dicas e esclarecimentos sobre o vestibular e Enem. No Tô Sabendo, o conhecimento e educação são palavras-chave.

Produção Abais Produções

Direção Walter Silveira

Edição Murilo Pinho

Fonte: TV Brasil