Mês da Consciência Negra

17/11/2011 11:47:20

img_destaque_interna_zumbiA programação especial da TVE Bahia dedicada ao Novembro Negro se intensificou a partir do domingo (20/11) com a Semana da Consciência Negra, a ser celebrada na emissora pública em diversas atrações.

TVE Debate, Perfil & Opinião, as séries Carnaval Ouro Negro e Capoeira e as faixas horárias do Doc Especial e do Programa de Cinema.

Apresentada pelo Mestre Boneco (Beto Simas), a série Capoeira vai ao ar de segunda a sexta-feira (21 a 25/11), sempre às 20 horas, mostrando a prática desta mistura de esporte e dança em vários países.

Os diferentes tipos de capoeira (Angola e regional), a divulgação da língua portuguesa e a profissionalização da modalidade estão entre os temas abordados na série.

No TVE Debate de domingo (20/11), às 21h30, com mediação do jornalista Robson do Val, três especialistas avaliam o contexto e a importância do Ano Internacional dos Afro-Descendentes, celebrado em 2011: a pedagoga Maria Durvalina, o pesquisador Augusto Cardoso e o jornalista Maurício Pestana. Na edição de terça-feira (22/11), às 22 horas, o programa discute “a realidade atual dos quilombolas”, com a presença de Ana Placidino, educadora; Edgar dos Santos, representante do Quilombo Rio dos Macacos; e Elias Sampaio, secretário de Promoção da Igualdade do Estado.

Na quarta-feira (23/11), também às 22 horas, o Perfil & Opinião, apresentado por Denny Fingergut, recebe a médica Joyce Aragão, especialista em doença falciforme, que atinge principalmente pessoas de pele negra. O programa voltará a ser exibido no sábado (26/11), às 20 horas.

No mesmo sábado, às 19 horas, será exibido o segundo episódio da série Carnaval Ouro Negro, que destaca os blocos carnavalescos de matriz africana.

A faixa horária do Doc Especial exibe na quarta-feira (23/11), às 23 horas, Mama África, documentário de Alê Braga, que foi filmado em dez países africanos e traz uma reflexão diferenciada sobre o continente a partir das histórias contadas pelo saxofonista Moreira Chonguiça e outros personagens. No sábado (26/11), à uma hora da manhã, o faixa apresenta o documentário Batatinha e o Samba Oculto da Bahia, de Pedro Abib.

O filme, de 52 minutos, refaz a trajetória do sambista baiano Oscar da Penha, o Batatinha, considerado um dos grandes nomes da MPB, que vem sendo redescoberto desde os anos 90.

Às 22h30 do mesmo sábado, o Programa de Cinema destaca o longa-metragem Orfeu Negro (1959), do diretor francês Marcel Camus. Produção polêmica e consagrada em vários países, a exemplo da França, onde ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes, o filme transporta o mito grego de Orfeu e Eurídice para os morros cariocas.

E conta com a igualmente famosa trilha sonora assinada por Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Luiz Bonfá e Antônio Maria. Classificação indicativa: 12 anos.

Toda a programação da TVE Bahia também pode ser conferida em tempo real pelo nosso portal.

Clique e confira a programação da TVE.

Assista diversos programas relacionados ao Novembro Negro.