Conversas Plugadas - Ao vivo no Portal

01/11/2011 20:02:02

sergio_gO Conversas Plugadas recebeu o poeta e ativista cultural Sérgio Vaz e nosso Portal mostrou tudo ao vivo, com exclusividade.

O idealizador do maior movimento de literatura periférica do Brasil – o Cooperifa – chegou a Salvador para um bate-papo e sarau de poesias com participação do Sarau Bem Legal e Coletivo Blackitude.

O Convidado:

O fundador da Cooperativa Cultural da Periferia (Cooperifa), nascido em São Paulo e que tem transformado a vida de milhares de pessoas da maior cidade do país por meio da poesia, vem à capital baiana para um evento com a participação de representantes locais da literatura “marginal”:

As crianças do Sarau Bem Legal e o agitador do Coletivo Blackitude, Nelson Maca, completam o time que vai levar ao palco do Teatro Castro Alves a mistura de vivências da periferia, literatura de resistência, a voz do hip hop, a arte dos grafiteiros e muita poesia. Ingressos são distribuídos gratuitamente na hora do evento, com acesso imediato do público.

Entusiasta da literatura de resistência, propõe uma dessacralização da poesia e aproximação da realidade. “É quando a poesia desce do pedestal e beija os pés da comunidade”, afirma.

Este poeta marginal que cresceu envolto por livros, mas estudou pouco, já conta com sete livros publicados e tem colecionado elogios de grandes personalidades como Eliane Brum e Heloísa Buarque de Hollanda.

Depois das participações do cenógrafo Gringo Cárdia, o produtor Billy Bond, Simone Iliescu e César Augusto, o diretor de teatro francês Philip Boulay, a diretora de arte Vera Hamburguer, a atriz Claudia Raia junto à produção do musical "De pernas pro ar", Yamandu Costa e Hamilton de Hollanda, os diretores de teatro Luiz Marfuz , Fernando Guerreiro, Marcio Meireles José Eduardo Agualusa, Mia Couto e José Miguel Wisnik, o Conversas Plugadas Especial agora inclui dentre os nomes convidados um representante da literatura da periferia e da poesia feita fora da academia.

Também com exclusividade, Portal do Irdeb já transmitiu entre outros eventos, a final da Copa 2 de Julho de Futebol, o Cine Futuro – VII Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual, e o Conversas Plugadas com escritor angolano José Eduardo Agualusa, o diretor teatral Luiz Marfuz e os diretores do Balé Folclórico da Bahia Vavá Botelho e Zebrinha