Festa da Boa Morte

14/08/2011 14:28:45

festa_da_boa_morte_gA TVE preparou uma programação especial para comemorar a Festa da Boa Morte . O Especial TVE – Vestes Vibrantes, Mulheres Fascinantes foi ao ar no domingo (14), às 19h.

Na segunda-feira, a programação envolveu flashes ao vivo, desde o início da manhã, diretamente do município de Cachoeira, reportagens no TVE Revista, 12h18, e no TVE Notícias, 19h03, além do documentário A vida na Boa Morte e programetes temáticos.

A partir das 8h de segunda-feira, flashes ao vivo mostraram os preparativos do cortejo e a missa a ser celebrada na Irmandade da Boa Morte.

Após o encerramento da cerimônia religiosa, teve início a transmissão ao vivo em tempo integral, com o acompanhamento da procissão que percorre as ruas da histórica cidade.

Através da transmissão da TVE, o público conferiu todos os detalhes da festa que é considerada uma das mais importantes celebrações sincréticas do país.

Tradição

A festa mistura elementos do catolicismo e do candomblé e é realizada desde 1820, sempre no mês de agosto e, em 2010, foi oficializada como Patrimônio Imaterial da Bahia.

A programação do evento inclui rituais cercados por louvores e simbolismos contidos nas cores, indumentárias, adereços, ritos e objetos sagrados. Formada exclusivamente por mulheres, em geral de meia-idade e de origem negra, a Irmandade mantém forte vínculo com os terreiros de candomblé de origem Jêje, Ketu ou Nagô.