VIII Festival da Educadora FM

05/11/2010 18:50:54

festival_sartorelo_gFoi marcada pela emoção a entrega dos prêmios aos vencedores das cinco categorias do VIII Festival de Música Educadora FM, que aconteceu na noite da última quinta-feira, 04, no Teatro do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB).

O festival prestou reverência ao talento do cantor, compositor e sambista Ederaldo Gentil, cujos familiares receberam um troféu em sua homenagem. Também foi feito o lançamento do cd do festival com as 14 músicas finalistas.

Com apresentação da cantora Clécia Queiroz, a cerimônia contou com a Dois em Um (Luisão Pereira e Fernanda Monteiro e músicos convidados) como banda base e as participações especiais de Edil Pacheco, Nelson Rufino, Walmir Lima, Rônei Jorge, e até de Clécia Queiroz, interpretando pérolas do samba baiano escritas pelo homenageado: O Ouro e a Madeira; Impressão Digital; Rose; De Menor; Compadre; Barraco e Espera.

Na categoria Melhor Música Instrumental o vencedor foi Hiran Monteiro com a composição “Garoupa de Luanda”. Na categoria Melhor Música com Letra, o prêmio foi para Gilton Della Cella. Jhanaína Carvalho faturou o prêmio de Melhor Intérprete Vocal na  interpretação de “Elise e o Mensageiro dos Ventos” de Marquinho Carvalho.

Na categoria Melhor Intérprete Instrumental, o prêmio foi para Nivaldo Cerqueira com a gravação de sua composição “Tocando com os Amigos”. O prêmio de Melhor Arranjo ficou com o músico Dodô Mitouzo com a gravação da sua composição “Kurubi”.

Além de troféu, cada um dos autores das 14 músicas ganhou o prêmio de R$1 mil. Os vencedores nas categorias Melhor Música Instrumental e Melhor Música com Letra ganharam cada um um prêmio de R$12 mil. Já as categorias Melhor Intérprete Vocal, Melhor Intérprete Instrumental e Melhor Arranjo ganharam cada um o prêmio de R$6 mil.

A comissão julgadora do VIII Festival de Música Educadora FM foi integrada pelo coordenador do festival, o compositor, radialista e regente Tom Tavares; o compositor e jornalista Luciano Aguiar; a cantora e compositora Manuela Rodrigues; o compositor e etnomusicólogo Luciano Carôso e a compositora, jornalista e radialista Cristina Casalta.

A comissão levou em consideração na sua avaliação o vota dos ouvintes da emissora, que foi registrado como sexto jurado.

Veja o que acontece na Bahia e no IRDEB.