Aniversário da TV

04/11/2010 21:55:18

irdeb_antena_gNa terça-feira, 09, a TVE Bahia completou 25 anos de fundação.

A instituição, como uma televisão pública, integrante do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), reafirma seu compromisso institucional de fortalecer o audiovisual, em articulação com a sociedade, promovendo a cidadania, a diversidade cultural e a democracia.

Nos próximos 12 meses, para marcar os 25 anos de história, a TVE Bahia vai reapresentar os especiais que marcaram época, produzir um programa especial mostrando seu legado na teledifusão brasileira e exibir na programação diária vinhetas sobre os fatos que marcaram sua trajetória a cada ano e com depoimentos de personalidades homenageando a emissora.


No Brasil, os projetos das televisões educativas surgiram quando o Estado não dialogava com a sociedade e serviram para um projeto que tinha a pretensão de erradicar o analfabetismo na população brasileira em quatro anos. Tinha tudo para não dar certo.

O que se está fazendo de lá para cá, inclusive levando em consideração esse momento atual, é definitivo porque envolve a construção de fato de uma televisão pública, em um momento em que a democracia se consolida, num país com tamanha complexidade e diversidade”, frisa.

Para Pola Ribeiro, somente uma televisão pública de qualidade pode  dar conta das distâncias, sotaques e necessidades de inclusão social, cultural e política. “Estamos fazendo uma televisão pública que discute temas importantes da sociedade e se articula com os mais diversos segmentos sociais  para quando o telespectador ligar a tv se reconhecer nessa programação e no conceito de comunicação pública. No momento em que o cidadão se reconhecer na grade da programação, ele vai optar por ela”, define.    

Durante os próximos 12 meses, serão reexibidos parte do acervo de programas especiais produzidos pela TVE Bahia, que fazem parte da memória da televisão pública baiana, além de interprogramas com depoimentos de um minuto com personalidades falando sobre a importância da emissora para a sociedade baiana.

Também será produzido um programa especial abordando o trabalho jornalístico e cultural exercido pela emissora desde o dia 09 de novembro de 1985 quando iniciou oficialmente sua transmissão. A programação de celebração dos 25 anos da emissora inclui ainda a exibição de interprogramas (vinhetas) mostrando fatos relevantes que marcaram o trabalho jornalístico da TVE Bahia em cada um dos anos de existência do canal de televisão.  

Os interprogramas em comemoração aos 25 anos da emissora contam, entre outros, com depoimentos das seguintes personalidades: o antropólogo Alberto Albergaria; o artista plástico Bel Borba; o professor, historiador e presidente da Fundação Pedro Calmon, Ubiratan Castro; Arcebispo-Primaz do Brasil, D. Geraldo Magella; a Iyalorixá do Ilê Axé Opó Afonjá Mãe Stella de Oxóssi (Iya Odé Kayode); a cantora Margareth Menezes; a cabeleleira Nega Zu; o ator e professor Harildo Deda; o cordelista, músico e cantador Bule-Bule; o cineasta Edgard Navarro, o presidente do Ilê Ayê, Vovô, e a atriz Evelin Buchegger. 

Veja o que acontece na Bahia e no IRDEB.