Dia do Índio na TVE e Educadora

18/04/2016 14:53:16

alt

A TVE Bahia e a Educadora FM contam com programação especial para esta terça-feira, 19 de abril, quando se comemora o Dia do Índio. O Memória TVE 30 anos exibe nesta segunda-feira (18), às 23h, o documentário “Índios do Sertão”, gravado em 2001, e que integra a série de documentários “Bahia Singular e Plural”. O filme traça um panorama da história recente de três povos indígenas da Bahia, os índios Kiriri de Mirandela, no município de Banzaê, o toré dos Tuxá de Rodelas e a dança dos praiá feita pelos Pankararé as margens do Rio São Francisco, apoiado em depoimentos dos índios e dos antropólogos Pedro Agostinho, Maria do Rosário, José Augusto Sampaio e Marco Tromboni. Um documentário que apresenta questões relacionadas a situação dos índios do Nordeste, como por exemplo, houve uma época em que haviam dúvidas acerca da própria existência de índios nessa região, pois se acreditava que eles teriam sido extintos durante o período colonial e que todos os seus descendentes estariam dissolvidos na sociedade envolvente e teriam assumido a categoria de “caboclos”.

Já no Soterópolis, confira uma matéria especial sobre diversos temas em relação ao povos indígenas na Bahia. Vamos acompanhar uma conversa com as professoras da UFBA que possuem projetos de pesquisa com os índios, Clélia Cortes, professora do Programa de Educação Tutorial (PET) das comunidades indígenas; Suzane Costa, pesquisadora da literatura indígena; e  América Cesar, da Educação Escolar Indígena.

Na Educadora FM, o Verde e Natureza dessa semana vai levar o ouvinte para conhecer um pouco da história do índio na Bahia, em homenagem ao Dia do Índio, 19 de abril. Na segunda-feira, 18.04, o programa traz informações sobre o “Abril Indígena UFBA 2016”, um evento promovido pelo PET Comunidades Indígenas em parceria com a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (PROAE). Promovendo um conjunto de atividades que acontecem de 04 a 29 de abril, com exibição de filmes, roda de conversa, ato político, sarau, oficinas, minicursos, palestras e shows no contexto acadêmico sobre a temática indígena dentro da universidade. Nessa edição, ainda tem a receita indígena de um peixe assado na folha de bananeira. Na quinta-feira, 21.04, tem o especial Dia do Índio, quando o ouvinte vai saber sobre as atividades agrícolas nas aldeias indígenas, ter mais informações sobre o Abril Indígena na UFBA 2016, que vai pintar a universidade de jenipapo e urucum. Ainda tem um alimento usado pelos índios que faz parte do nosso cardápio diário. O programa vai ao ar às 07h30, com reprise às 14h.

Fique ligado! Sintonize na programação da TVE Bahia e Educadora FM! Lembrando que você pode acompanhar tudo também da TVE Online e Educadora Online.