Radionovela Bimba e Pastinha

22/07/2010 13:53:49

bimba_gA Rádio Educadora FM 107.5 coloca no ar, de segunda a sexta-feira, às 8h30 e 17h30, e aos sábados, às 8h30, a radionovela Bimba e Pastinha - Histórias pitorescas da capoeira na Bahia com as histórias dos grandes mestres da capoeira Angola e Regional.

A radionovela é narrada no ritmo dos toques do berimbau e mostra a importância da capoeira na construção da identidade do povo negro da Bahia. O programa começou a ser veiculado na última segunda-feira, 19/07, e será encerrado no próximo dia 04/08.

A iniciativa finaliza a série de quatro programas do projeto Figuras Pitorescas do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB). A proponente vencedora do Edital de Apoio à Produção de Programa Radiofônico de Radionovela, do Fundo de Cultura da Bahia, sob a coordenação do IRDEB, órgão vinculado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT-BA), foi a atriz Marília Castro e a realização dos programas ficou a cargo da Quatro Produções Artísticas.

A temática das radionovelas está inserida no resgate da trajetória de importantes nomes da história e cultura baiana através da utilização de uma linguagem destinada, principalmente, aos estudantes do ensino fundamental e médio. Elas vão ao ar de segunda a sexta, às 8h30, com reprise às 17h30 e resumo semanal aos sábados, às 8h30.

Os quatro programas (com dez capítulos) levam cada um a assinatura de um diretor artístico e um diretor musical, o que garantiu a diversificação da narrativa marcada pelo tom lúdico.

A série englobou as seguintes radionovelas: Outras histórias do 2 de Julho – Maria Felipa, a heroína esquecida (foi ao ar em março), Cosme de Farias e sua participação na vida social e política da Cidade do Salvador (veiculada em abril), A música e o Cordel do Recôncavo baiano no início do século XX – Assis Valente e Cuíca de Santo Amaro (foi ao ar em maio) e Bimba e Pastinha – Histórias pitorescas da capoeira na Bahia (estará no ar em julho/agosto).

Pastinha - Mestre da capoeira de Angola de maior prestígio, Vicente Joaquim Ferreira, aprendeu o jogo para se defender dos meninos mais velhos que costumavam agredi-lo. Da mistura de dança, luta e malícia que aprendeu se tornou professor, ofício que conciliou com outras profissões para sobreviver.
Bimba - Manoel dos Reis Machado aprendeu a capoeira de Angola ainda menino, no bairro da Liberdade, onde morava, com seu Bento. Com a dedicação ao jogo, inventou movimentos e batidas sonoras e os fundiu com a arte que já dominava criando a capoeira Regional. As habilidades e o talento de Bimba contribuíram para a quebra do preconceito contra a capoeira, até então associada à violência e bandidagem.

Direção Artística e Musical: Jarbas Bittencourt
Roteiro: Adriana Albert Dias
Edição: Daniela Souza
Revisão de texto: Eduardo Scaldaferri, Marília Castro e Fernanda Paquelet.
Elenco: Érico Brás, Ismael Marques, Luiz Pepeu, Fábio de Santana, fernanda Paquelet, Cristina Dantas, Marcelo Augusto, A.C Costa, Roquildes Junior, Vinicio Oliveira, Ricardo Fagundes, Fernanda Paquelet, Patrícia Rammos, entre outros.
Período de transmissão: 19/07 a 04/08

Escute aqui os primeiros capítulos da Radionovela. Só clicar.

Confira as atrações do nosso Portal e escute ao vivo nossa Rádio. Clique aqui.