VIII Festival da Educadora FM

17/07/2010 19:09:32

festival_logo_g VIII Festival da Educadora FM homenageia Ederaldo Gentil

Evento premia vencedores de cinco categorias e faz lançamento do cd com as 14 músicas finalistas

A cerimônia de entrega dos prêmios dos vencedores de cinco categorias do VIII Festival de Música Educadora FM, que acontece na quinta-feira, 04, às 21 horas, no Teatro do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), vai prestar uma homenagem ao sambista baiano Ederaldo Gentil.

Também será feito o lançamento do cd do festival com as gravações das 14 músicas finalistas. O evento, que terá show-tributo com diversos artistas baianos cantando sambas de autoria do homenageado, terá transmissão ao vivo da Rádio Educadora FM 107.5 e TVE Bahia.

Depois do encerramento da entrega dos prêmios, às 22 horas, no espaço Pau Brasil anexo ao teatro, o lançamento do cd do festival será animado pela Roda de Samba do Brasil Pandeiro sob comando de Jonga Lima, produtor e apresentador do programa radiofônico homônino (que vai ao ar todos domingos ao meio-dia na Rádio Educadora FM 107.5.).

Além do troféu tributo que será dado à família de Ederaldo Gentil, serão entregues os troféus e prêmios aos vencedores das seguintes categorias: Melhor Música Com Letra (com prêmio de R$ 12 mil); Melhor Música Instrumental (prêmio de R$12 mil); Melhor Intérprete Vocal (prêmio de R$6 mil); Melhor intérprete Instrumental (prêmio de R$6 mil) e Melhor Arranjo (prêmio de R$ 6 mil). Cada uma dos 14 finalistas (intérpretes) vai receber um prêmio de R$ 1 mil.

O espetáculo será apresentado pela cantora Clécia Queiroz e vai contar com o show em homenagem a Ederaldo Gentil com as participações da própria Clécia Queiroz e dos cantores Walmir Lima, Edil Pacheco, Nelson Rufino e Rônei Jorge. O grupo Dois em Um, formado por Luisão Pereira e Fernanda Monteiro, com acompanhamento dos músicos convidados Gelber Oliveira e Giba, será a banda fixa da apresentação. No repertório, sete pérolas do repertório de Ederaldo Gentil: Ouro e a Madeira; Impressão Digital; Rose; De Menor; Comprade; Barraco e Espera.

A comissão julgadora do VIII Festival de Música Educadora FM, que selecionou inicialmente 50 músicas para disputarem as 14 vagas da final, foi composta pelos seguintes profissionais do universo musical: Luciano Aguiar, músico e jornalista; Luciano Caroso, etnomusicólogo e compositor; Tom Tavares, compositor, radialista e coordenador do festival; Manuela Rodrigues, cantora e compositora e Cristina Casalta, compositora e programadora musical da Educadora FM 107.5. A comissão levou em consideração na sua avaliação o voto do ouvinte da emissora, que foi registrado como sexto jurado.

A lista com as músicas selecionadas está disponível no portal. As finalistas (em ordem alfabética por título da canção e com seus respectivos compositores e intérpretes) do VIII Festival de Música Educadora FM são as seguintes:

A PIPA (Pedro Dum) - Pedro Dum & A Encomenda
ABOIOS E VENTOS (Marcel Torres) - Marcel Torres
ARAPUCA (Bira Marques) - Bira Marques
CORTADO DE PALMA (Cássio Nobre/Júlio Caldas) - Cássio Nobre
COURO DE COBRA (Beto Pitombo) - Beto Pitombo
CRÔNICA DE BREQUE (Valdir Lopes) - Valdir Lopes
ELISE E O MENSAGEIRO DOS VENTOS (Marquinho Carvalho) - Marquinho Carvalho e Grupo
ESTRELA NEGRA (Jarbas Bittencourt) - Vania Dias
GAROUPA DE LUANDA (Hiran Monteiro) - Hiran Monteiro
KURUBI (Dodô Mitouzo) - Dodô Mitouzo e Grupo
NAÇÃO INDÍGENA (Gilton Della Cella) - Gilton Della Cella