Portal do IRDEB transmite ao vivo Festival CineFuturo

22/05/2015 14:33:47


alt

O Portal do IRDEB, a partir das 15h dessa terça-feira, 26.05, transmite ao vivo o festival CineFuturo – IX Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual, um dos mais importantes do país. O evento acontece entre os dias 26 e 31 de maio em Salvador, no Teatro Castro Alves e na Sala Walter da Silveira e homenageia o cineasta italiano Federico Fellini. Uma grande retrospectiva de seus filmes e a mesa de discussão intitulada ‘Delírio Fellini’ marcam a homenagem. Participam da mesa o diretor polonês Lech Majewski, a professora Mariarosaria Fabris (USP) e o especialista italiano Giacomo Manzoli.

Mantendo a sua marca de não apenas exibir filmes em competitiva, mas também discutir a atividade cinematográfica em um verdadeiro seminário, o CineFuturo 2015 tem uma vasta programação em rede que inclui Mesas, Mostras e Diálogos (inclusive um capítulo especial dedicado a William Shakespeare, que é tema de cinco atividades, incluindo uma Mostra Shakespeare e uma oficina especial para atores baseada no The Sonnet Project – ação realizada pelo New York Shakespeare Exchange) e reúne nomes importantes dos cenários nacional e internacional como Oliver Stone, Lech Majewski, Ross Williams, Pablo Capilé, Laura Poitras, Marcela Guerty, Sabrina Farji, Giacomo Manzoli, Shane Braux, entre outros.

Dentre os temas que serão expostos, estão a relação do cinema com a pintura, a abrangência do cinema como ferramenta de ativismo político, o cinema em William Shakespeare, o cinema argentino contemporâneo, etc. Além de uma Competitiva de Curtas selecionados pelo crítico Daniel Queiroz e a mostra de Curtas Premiados EFA (European Film Awards), atividades que promovem um verdadeiro aquecimento nos panoramas local e internacional.

Outro capítulo especial desta nona edição são as performances dos poetas Jorge Salomão e Fernando Noy. Salomão apresenta Eu Não Sou Um Poeta, Sou Um Malabarista!, no dia 26 (terça), por ocasião da abertura do festival, no foyer do Teatro Castro Alves. E o argentino Fernando Noy, no dia seguinte e no mesmo local, mas às 19 horas, mostra seu espetáculo BAHANOY... de todos vocês..., que conta com vídeo-instalação de Gaston Ezcurra.

Os eventos do CineFuturo 2015 acontecem no Teatro Castro Alves e na Sala Walter da Silveira e você poderá participar utilizando a hashtag #CineFuturo.

Coordenado pelo cineasta Walter Lima, autor de obras importantes como Antonio Conselheiro – O Taumaturgo dos Sertões, o CineFuturo acontece desde 2005 e por ele já passaram nomes como Fernando Trueba, Helena Ignez, Miguel Littin, Gustavo Dahl, Jards Macalé, João Moreira Sales, entre outros que puderam viver a atmosfera inconfundível deste festival comprometido com o futuro do cinema. E com o cinema do futuro. 

Acompanhe ao vivo e participe: www.irdeb.ba.gov.br/cinefuturo 

Confira as mesas de debates que o Portal do IRDEB vai transmitir ao vivo:

MESAS REDONDAS


26 DE MAIO | TERÇA-FEIRA | 15H

DELÍRIO FELLINI

Para aprofundar o olhar sobre o nosso homenageado, esta mesa debate e analisa como o gênio de Federico Fellini transformava inquietações sócio-filosóficas em matéria de cinema e poesia. Ou cinema-de-poesia. O que está por trás do delírio do diretor de obras-primas como Noites de Cabíria e Satyricon? E a partir de quando ele passa a produzir um cinema de fato delirante? Como ele influencia o cinema contemporâneo?

Convidados: Lech Majewski; Giacomo Manzoli; Maria-Rosaria Fabris

Mediador: Mohamed Bamba 


DIA 27 | QUARTA-FEIRA | 10H

O CINEMA EM SHAKESPEARE

A presença viva do poeta e dramaturgo inglês William Shakespeare na produção cinematográfica. Ross Williams e Shane Breaux, do New York Shakespeare Exchange e do The Sonnet Project; Mark Burnett, professor da Queen’s University, da Irlanda; Marcel Vieira, professor da Universidade da Paraíba; e Décio Torres, da Universidade Federal da Bahia, discutem o tema. 

Convidados: Ross Williams, Shane Breaux, Marc Burnett e Marcel Vieira.

Mediador: DeÌ cio Torres 


DIA 28 | QUINTA-FEIRA | 10H

CINEMA ARGENTINO CONTEMPORÂNEO

O cinema argentino contemporâneo é uma realidade que comprova as possibilidades da América Latina para se firmar como um polo cinematográfico de ponta. Nesta mesa, agentes ativos desse processo apresentam um panorama do assunto em seus mais variados aspectos: da produção à difusão.

Convidados: Sabrina Farji; Juan Pablo Domenech; Maria Lucrécia

Mediadora: Marcela Antelo 


DIA 29 | SEXTA FEIRA | 10H

CINEMA E ATIVISMO

O objetivo da mesa é organizar um diálogo sobre a liberdade de expressão, ativismo, internet e sobre como vídeos e filmes estão contribuindo para compartilhar informações políticas no mundo. Procurando entender as novas narrativas audiovisuais difundidas pela internet como uma nova maneira de fazer cinema. 

Convidados: Ivana Bentes; Pablo Capilé ; Fabio di Rocha. 

Mediador: Pedro Caribé  


DIÁLOGOS


DIA 27 | QUARTA-FEIRA | 15H

CINEMA E PINTURA

“Eu pinto música”, dizia o compositor norte-americano Carl Ruggles. Mudando o que se deve mudar, diversos cineastas bem que poderiam repetir: ‘Eu pinto filmes’. Assim também, as influências do cinema sobre as artes plásticas se fazem sentir inclusive na pintura. Este bate-papo é uma reflexão sobre as relações entre as duas linguagens, influências mútuas, sínteses e contradicões: de tela a tela.

Convidados: Lech Majewski e Denise Lopes 


DIA 28 | QUINTA-FEIRA | 15H

O SEGREDO DO CINEMA ARGENTINO

Entre os anos 1960/1970 surgiu um movimento literário que se chamou ‘Boom Latino Americano’ e revelou nomes como o argentino Julio Cortázar e o colombiano Gabriel Garcia Márquez. Agora o cinema argentino vive um momento florescente semelhante aquele, consagrando filmes como O Segredo dos Seus Olhos. Seria a própria literatura um dos segredos desse boom?

Convidados: Marcela Guerty e Juan Pablo Domenech 


DIA 29 | SEXTA FEIRA | 15H

CINEMA NOVO E MAPA FILMES

Glauber Rocha, Fernando Peres e outros amigos criaram a revista Mapa, em Salvador, na década de 50, que deu origem à “Geração Mapa”. A produtora Mapa Filmes, fundada por Zelito Viana, Glauber Rocha, Walter Lima Jr. e Paulo César Saraceni no Rio de Janeiro teve papel importante no Cinema Novo.

Convidados: Fernando Peres e Zelito Viana 


DIA 30 | SÁBADO| 10H

ENCONTRO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O AUDIOVISUAL

Convidados: Juca Ferreira (MinC), Manoel Rangel (AN- CINE), Pola Ribeiro (SAV/MinC), Alfredo Manevy (SPcine), Mariana Ribas (RioFilme), e Jorge Portugal (Secult-BA).


www.irdeb.ba.gov.br/cinefuturo