Programação da TVE comemora Dia da Mulher

02/03/2015 14:20:28

alt

O Dia Internacional da Mulher é quase sempre lembrado pela televisão. O noticiário fala das lutas das mulheres em todo o mundo e destaca algumas das suas reivindicações. Por outro lado, o intervalo comercial e as obras de dramaturgia reforçam preconceitos e estereótipos. Pensando nisso, a TVE exibe edições especiais de alguns programas, que vão lançar novos olhares sobre as homenagens ao Dia da Mulher.

Ver TV

O Ver TV do dia 06.03 recebe a jornalista Jacira Mello, diretora do Instituto Patrícia Galvão; Iara Beleli, coordenadora do Núcleo de Estudos de Gênero da Unicamp; a jornalista Djamila Ribeiro, do blog Escritório Feminista, da Revista Carta Capital. O Ver TV também entrevistou o sociólogo Cristiano Rodrigues, professor do departamento de ciência política da Universidade Federal da Bahia, onde integra o Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher; a estudante de jornalismo Eugênia Rodrigues, organizadora de um coletivo de mulheres da Faculdade de Comunicação Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Perfil & Opinião

O terceiro mês do ano é dedicado as mulheres e no Perfil & Opinião, onde elas ganham voz e vez. Para começar, no programa do dia 04.03, às 22h, nossa apresentadora Denny Fingergut recebe a presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Maria Quitéria. No encontro, a gestora conta sobre a economia gerada por arranjos produtivos e culturais nos municípios. Formada em administração, casada, mãe de dois filhos, Maria Quitéria, elegeu-se prefeita do município baiano de Cardeal da Silva em 2008, sendo reeleita em 2012. Em 2013 assumiu a Presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB) como primeira mulher à frente da entidade em 48 anos de existência.