Carnaval 2015

23/02/2015 14:39:21

alt

Do Furdunço aos blocos afro, dos grandes trios às charangas de amigos, dos shows de estrelas da nossa música no Pelourinho ao carnaval nos bairros, da folia livre, leve e solta dos micro-trios aos debates sobre temas relacionados ao carnaval, da Mudança do Garcia à festa das crianças... Não faltou nada na cobertura do carnaval da Bahia 2015 que foi ao ar pelas emissoras do IRDEB – TVE, Rádio Educadora FM 107,5 e Portal do IRDEB, através do hotsite O Canal do Carnaval. E toda diversidade, alegria e pensamento crítico a respeito da festa também foram transmitidos pelo site oficial do carnaval do Governo da Bahia – www.carnaval.bahia.com.br, pelo Portal A Tarde www.atarde.uol.com.br, pela TV Antares do Piauí e nos canais fechados NET no canal 2, SIM no canal 2, SKY HD no canal 302-1, GVT HD no canal 2 e na CLARO HD no canal 402-1. 

Pelos estúdios da TVE e da Rádio Educadora, na Federação ou no Campo Grande, através das entrevistas realizadas pelos apresentadores e locutores foram recebidos artistas, autoridades, jornalistas, historiadores, antropólogos, gente que, além de fazer, pensa o carnaval. Duzentos profissionais trabalharam para levar mais de 100 horas de transmissão do carnaval com imagem e som em alta definição para o telespectador não perder nenhum detalhe da grande festa.

Para José Araripe Jr., diretor geral do IRDEB, o trabalho foi um sucesso.  “A missão de uma emissora pública é dar para a população uma visão mais ampla e democrática possível do que é o carnaval. As outras emissoras preferem mostrar um carnaval mais mercadológico, o carnaval mais patrocinado que fica nos camarotes, nas cordas, que tem as grandes estrelas da indústria fonográfica. O IRDEB prefere mostrar todos, principalmente aqueles que não tem essa oportunidade de aparecer”, enfatiza Araripe, que acrescenta que “as emissoras públicas sabem que as humanidades e as diversidades são muitas e que é preciso mostrar essas questões para fazer um carnaval realmente democrático e diferente”.

Pelô e Curuzu

A TVE e a Rádio Educadora transmitiram ao vivo do Pelourinho no sábado à noite. A 107,5 Educadora FM transmitiu o show de Jorge Aragão, enquanto a TVE esteve mandando sons e imagens da folia do Pelô de todos os seus cantos, onde aconteceram os shows da Orquestra Zeca Freitas, Aloisio Menezes, Bailinho de Quinta, com Kalu e Lirinha como convidados, Márcia Short, Magary Lord e Claudya Costa, Carlos Pitta e Missinho, Savannah Lima e a festa nas ruas. No Curuzu, a TVE Bahia também marcou presença cobrindo com equipe de reportagem a saída do bloco afro mais famoso do Brasil, que está completando 41 carnavais e contou com a presença do governador Rui Costa, acompanhado de secretários de Estado, entre outras autoridades .“É uma emoção especial. O Ilê é a raiz do povo da liberdade, do povo baiano. Um bloco que representa a cultura negra", disse o governador.