Lavagem do Bonfim na TVE e Educadora

13/01/2015 12:18:25

Janeiro é o mês da tradicional Lavagem do Bonfim, uma das principais manifestações culturais da Bahia. Historicamente, as homenagens surgiram no ano de 1754 quando a imagem de Cristo, trazida pelo oficial da armada portuguesa Teodósio Rodrigues de Farias, foi transferida em procissão da Igreja da Penha para a igreja construída na Colina Sagrada, que é o tema do programete Salvador e Sua História desta semana, de 12 a 16 de janeiro. A festa de caráter afro-católico foi indicada pelo cantor e pesquisador, Carlos Barros. Salvador e Sua História, vai ao ar de segunda a sexta, vários horários, 107,5 Educadora FM.

Multicultura especial Lavagem do Bonfim

O Multicultura também preparou dois programas especiais, nesta semana de Lavagem do Bonfim. Na quarta-feira (14), a apresentadora Marcia Moreira estará ao vivo, direto da Igreja do Bonfim, trazendo os detalhes sobre a festa, com entrevistas e informações sobre a estrutura e organização. No estúdio, o programa será conduzido por Daniela Souza e Leto Vieira com uma atração musical muito especial. Não perca! Na quinta-feira (15), dia que acontece a lavagem, o repórter Igor Antony vai estar na colina sagrada trazendo as informações sobre a tradicional festa do Bonfim, enquanto no estúdio haverá um “Multidebate” com a presença dos comentaristas Carlos Barros, Jaime Sodré e Vanda Machado. O tema do debate será a origem da festa do Senhor do Bonfim e o sincretismo religioso. O Multicultura vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 12h às 13h, na Rádio 107.5 Educadora FM.

TVE Revista faz cobertura

O TVE Revista desta quinta-feira (15), vai subir a Colina Sagrada do Bonfim, junto com os fiéis, a partir das 10h. Do estúdio, a apresentadora Pamela Lucciola acompanha os momentos mais bonitos da festa e exibe uma reportagem sobre a saída do cortejo, na Conceição da Praia. Ainda no estúdio, Pamela entrevista Jaime Sodré (historiador de cultura negra), Sálua Chequer (pesquisadora e folclorista), Francisco Nunes (historiador e pesquisador de festas populares), Ordep Serra (antropólogo e pesquisador de cultura negra), Ricardo Carvalho (historiador e documentarista) e Edilece Couto (historiadora e escritora do livro Festas Populares na Bahia). Comandando a atração musical, Mariella Santiago vai falar sobre o seu mais novo trabalho “ELLA” e cantar hino e sambas em homenagem ao Senhor do Bonfim. Já ao vivo, a transmissão fica por conta dos repórteres Luci Bruni, que ficará no adro da igreja e Igor Baraúna que estará em um praticável na basílica narrando o momento da chegada das baianas à Colina Sagrada. Os representantes da Irmandade da Devoção do Senhor do Bonfim e da Associação das Baianas de Acarajé, juntamente com o reitor da Basílica do Senhor do Bonfim, Padre Edson, e comandante do policiamento durante a festa, participam do programa ao vivo. O TVE Revista Especial Lavagem do Bonfim terá duas horas de transmissão (das 10h às 12h) e por esse motivo o TVE Esporte não será exibido.