Nova faixa de horários

04/06/2010 17:02:11

interna_fotoA partir desta segunda-feira, 07/06, a TVE Bahia vai exibir, de segunda à sexta-feira, a programação local noturna de jornalismo, cultura, entretenimento, informação, turismo e esportes na faixa especial de horário entre às 19 e 21 horas. A decisão é reflexo de acordo firmado, em novembro de 2009, entre a TV Brasil e as emissoras afiliadas e da assinatura, em maio passado, de Termo de Adesão entre a direção da TV Brasil e o Comitê de Rede Pública de Tvs, que definiu os horários de veiculação dos programas locais e nacionais nas emissoras públicas associadas à TV Brasil.

A programação da TVE Bahia incluída na faixa de horário especial é integrada pela produção da própria emissora (TVE Debate, Perfil & Opinião, Soterópolis e TVE Notícias), TV Anísio Teixeira (produzida pelo Instituto Anísio Teixeira – IAT, orgão ligado à Secretaria de Educação do Estado da Bahia) e Tô Sabendo Revista (iniciativa viabilizada pelo Mais Cultura do Ministério da Cultura com gestão pública do Irdeb e produção da equipe de Jorge Portugal) e pelos programas de produtoras independentes veiculados em parceria com a emissora: Balaio de Gato, Bahia de Todos os Cantos, Passaporte, Nomes e Artes e Bahia Motor.

Segunda – Às 19h30, o programa Tô Sabendo Revista, com apresentação do professor Jorge Portugal, traz para os estudantes uma temática atualíssima: O mundo do lixo. Para debater o assunto foram convidados o professor de Psicologia Ambiental e fundador da ONG Jogue Limpo, Tiago Siqueira, e a bióloga da UFBA, Josanidia Santana Lima. A atração musical é o suingue afro soul axé pop do cantor e compositor baiano Lazzo Matumbi. No quadro Como foi o seu vestibular? , a delegada Márcia Contente rememora sua iniciação na vida universitária e no Qual é a sua?, Raimundo Nonato conta tudo sobre a profissão de radialista. 

Às 20h30, será feita a exibição do primeiro programa da TV Anísio Teixeira na televisão aberta, viabilizada pela parceria com o Irdeb, trazendo uma grade de programação diversificada e comprometida com a educação básica. O conteúdo está sendo elaborado por uma equipe multidisciplinar formada por professores da rede estadual e jornalistas. Este programa exibe a revista eletrônica Almanaque Viramundo inspirada nos antigos almanaques. Cada programa da série traz diversos quadros formando um mosaico com curiosidades ligadas às disciplinas escolares, perfis, depoimentos, informações e dados da educação e dos movimentos culturais da Bahia. A série questiona o exercício dos direitos humanos e da cidadania na sociedade atual.

Terça – Às 19h30, o TVE Debate traz a tona, na Semana do Meio Ambiente, a questão do abastecimento fluvial da cidade de Salvador. Para discutir o tema, o apresentador Robson do Val media a discussão com o presidente da Associação dos Moradores Zumbi dos Palmares do bairro da Palestina, José Antônio de Souza; o militante do Núcleo Ambientalista Papamelmiolo, Marco Sitael, e o diretor de regulação do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), Luiz Henrique Pinheiro. 

Às 20h30, é  a vez do programa Balaio de Gato, uma revista eletrônica independente, que mistura cultura, entretenimento e informação. O cineasta e jornalista Gastão Netto assina a direção e a apresentação fica por conta da radialista e publicitária Fan Teixeira. Nesta edição, o programa dá continuidade aos festejos em homenagem ao São João com uma entrevista com o cantor e sanfoneiro pernambucano Targino Gondim, autor da canção Esperando na Janela, que bate um papo sobre música e muitas histórias, como sua chegada na infância a Juazeiro na boleia do caminhão do pai.

Quarta – Às 19h30, o Perfil & Opinião traz o jogador baiano Edílson da Silva Ferreira, pentacampeão mundial pela seleção brasileira de futebol que, após a sua recente saída do Bahia, pretende iniciar carreira de técnico de futebol além de continuar as atividades como empresário de samba e pagode. Na entrevista à apresentadora Denny Fingergut, o craque abriu o coração para falar da família, trajetória e conquistas profissionais que levaram o esportista, criado no bairro da Federação, ao topo do futebol mundial.

Às 20h30, entra no ar o programa Bahia de Todos os Cantos, realizado pela Lima Comunicação, com apoio da Secretaria do Planejamento (Seplan), Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-Ba), Empresa Gráfica da Bahia (Egba) e Irdeb. Esta edição terá como destaque o Território de Identidade do Velho Chico (Nº 02) mostrando a arte milenar das pinturas rupestres, em Oliveira dos Brejinhos; toda a fé e religiosidade das pessoas que visitam Bom Jesus da Lapa e a curiosa lenda do Cumpadi D´água, em Ibotirama, além de outras peculiaridades da região. Para descobrir histórias dos moradores do território, a equipe do programa percorreu mais de 2 mil quilômetros na região do Velho Chico. O curso do rio, de integração nacional, definiu o roteiro da viagem: Barra, Oliveira dos Brejinhos, Ibotirama e Bom Jesus da Lapa foram alguns municípios visitados, dos 16 que compõem o território, atualmente com mais de 367 mil habitantes, 59 assentamentos, 27 comunidades quilombolas e três terras indígenas. 

Quinta – Na quinta-feira, às 19h30, o Soterópolis, programa da TVE de entretenimento, cultura e lazer mostra uma cobertura completa do VI Panorama Coisa de Cinema, realizado no Espaço Cultural Unibanco - Gláuber Rocha, englobando as atrações gerais, o debate promovido no evento sobre políticas culturais para o audiovisual e uma entrevista com o cineasta espanhol José Luiz Guerín, autor dos filmes Trem de Sombras, Em Construção e Na Cidade de Sylvia exibidos no evento. Além disso, o programa traz uma reportagem sobre a primeira exposição Free Hand, do fotógrafo nova-iorquino, que reúne fotografias combinando técnicas de pintura abstrata e caligrafia chinesa, e está na Galeria RV, no Rio Vermelho. Na pauta também uma matéria de perfil do sambista baiano Nelson Rufino, importante baluarte do samba poético oriundo dos anos 70. Outro destaque é a cobertura do julgamento do processo de anistia do cineasta baiano Gláuber Rocha realizado no Teatro Vila Velha pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. Às 20h30, vai ao ar a propaganda partidária e às 20h40 é a vez do curta-metragem   baiano Bêbado em cama alheia do projeto Cenas da Bahia  

Sexta – Às 19h30, o telespectador vai rodar o mundo no Passaporte, programa de turismo com 20 anos de tradição na televisão baiana, que é produzido pela HB Produções sob responsabilidade da jornalista Heloísa Braga e do empresário de turismo Marcelo Poletto. Nesta edição, um especial sobre a capital da Itália. A apresentadora mostra toda a riqueza e magnitude de um patrimônio com mais de 3 mil anos de história e um dos destinos turísticos mais importantes e visitados do mundo. O passeio por Roma inclui as ruínas do Coliseu, Fóruns Imperiais e piazzas de Roma e dá dicas de onde comer, comprar e se divertir.

Às 20h30, entra em cena o Bahia Motor, outra produção independente veiculada em parceria com a TVE Bahia.

Com apresentação de Léo Almeida, direção geral de Selma Morais e reportagens de Marcele Martorelli, o programa mostra as principais novidades do mercado automobilístico mundial e as mais emocionantes competições disputadas na terra e no asfalto. Nessa edição de estreia, dois importantes lançamentos da indústria automobilística: o Chevrolet Classic e o Renault Logan, além de imagens emocionantes das provas do Campeonato Baiano de Kart, do Rally da Bahia e da eletrizante competição nacional do Mitsubishi Cup.

Segunda a sexta – Sempre às 19 horas, a TVE Bahia exibe a TV Pelô, uma iniciativa da comunidade da ONG Ação pela Cidadania em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), através do programa Jovens Baianos e Associação dos Moradores do Centro Histórico (Amach), com apoio do Irdeb, Conder, Ipac, Secretaria da Cultura da Bahia (Secult-Ba) e TV Futura. Na sequência,  às 19h03, entra em ação o telejornalismo da emissora a serviço do interesse público através do TVE Notícia apresentado pela jornalista Mariana Machado. 

Navegue no nosso Portal e assista nossa programação ao vivo. Clique aqui.