Bahia Film Comission

31/05/2010 17:39:42

A Bahia ganha um importante aliado na realização de ações voltadas à consolidação do audiovisual como vetor de desenvolvimento econômico e sócio-cultural. A Bahia Film Commission, que teve criação oficializada no dia 20 de maio deste ano com objetivo de apoiar as atividades audiovisuais no Estado da Bahia, será instalada no Centro Histórico. A comissão tem importantes objetivos, como o de promover as localidades (naturais, rurais e urbanas) com espaços de locação para a produção de conteúdos audiovisuais, destinados ao cinema, TV ou outros meios, além de prestar serviços gratuitos que facilitem as produções que escolhem as localidades para executar seus projetos.

Dessa forma, a Bahia Film Commission exerce diferentes atividades relacionadas a publicidade e a articulação de informações e instituições que interagem direta e indiretamente com as produções locais. São objetivos da Film Commission fornecer informações detalhadas sobre as condições locais para filmagens; prestação de suporte, com estudo dos problemas da produção e busca soluções além de prestação de serviço a respeito das licenças e autorizações necessárias para as filmagens.

O segmento audiovisual é considerado um dos mais expressivos da economia da cultura. Com intuito de aprimorar a cadeia produtiva no Estado, O Governo do Estado da Bahia vem ao longo de três anos investindo no setor com o montante de R$17 milhões para direcionar os mecanismos de apoio disponível atravéz do Fundo de Cultura, o Fazcultura e o PROCULTURA.

FILM COMMISSION – Organização estatal, privada ou mista que exerce a função de atrair produções audivisuais para determinada localidade. Essa iniciativa existe em diversas partes do mundo e no Brasil como Rio de Janeiro, São Paulo, Amazonas, Acre, Santa Catarina, Brasília, em alguns outros estados, as Film Commission estão em fase de intitucionalização. Em todo mundo, as comissões são associadas à Association of Film Commissioners International (AFCI).

“A Bahia Film Commission é um projeto em desenvolvimento que já registra resultados importantes para o estado. A partir deste decreto, o projeto ganha força para se constituir como ação estruturada e permanente do estado, uma vez que conta com comissão formada por secretarias diversas. Certamente, em médio prazo, a Bahia estará figurando ou protagonizando histórias nas mais diversas telas, seja no cinema, na TV, na internet, no celular”, afirma a diretora de AudioVisual da FUNCEB, Sofia Federico.

A Bahia Film Commission possui suporte operacional prestado através do Instituto de Radiodifusão da Bahia – IRDEB e da Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB, órgãos vinculados à Secretaria de Cultura do Estado. Para Pola Ribeiro, diretor do IRDEB, a instalação da Bahia Film Comission no Centro Histórico vem contribuir com a dinamização do local que é cenário de filmes importantes como “O Pagador de Promessa”, vencedor da Palma de Ouro em Cannes, e “Dona Flor e seus Dois Maridos”, maior bilheteria do cinema nacional. “A Bahia Film Comission é um reconhecimento do potencial da Bahia em relação ao audiovisual. Ela vai facilitar e atrair produções nacionais e internacionais, num estado que tem vocação para o audiovisual”, comemora Pola.