Neojibá

28/05/2010 21:37:42

neojiba_gNeste domingo, 30/05, a partir das 11 horas, a TVE Bahia transmite ao vivo, diretamente do Teatro Castro Alves (TCA), o concerto da Orquestra Sinfônica Juvenil 2 de Julho (J2J), do Neojibá - Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia. A transmissão é fruto de uma parceria do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), TVE Bahia e TCA. O show integra o projeto Domingo no TCA da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-Ba) e o ingresso custa R$1,00 (inteira).

O concerto será regido pelo pianista e maestro fundador do Neojibá, Ricardo Castro, e
no programa serão executados os seguintes temas: Candide Overture, de Leonard Bernstein (EUA); Huapango, de José Pablo Moncayo (México); Sensemayá, de Silvestre Revueltas (Cuba/México); Kaballah, de Marlos Nobre (Brasil); Suíte Estância, de Alberto Ginastera (Argentina); Danzon n° 2, de Arturo Marquez (México) e Batuque, de Lorenzo Fernandez (Brasil).

Criado em 2007,através da Secult-Ba, o Neojibá tem como meta alcançar a excelência e a integração social por meio da prática coletiva da música. Além de ser uma iniciativa de cunho artístico-cultural, o projeto capacita crianças e adolescentes, visando a multiplicação  do conhecimento, e é responsável pela formação das Orquestras Sinfônicas Juvenil 2 de Julho e Castro Alves (OCA).