Radionovela

10/05/2010 17:07:05

cuica_santoA Educadora FM 107.5 coloca no ar, nesta segunda-feira, 10/05, às 8h30, a radionovela A música e o cordel do Recôncavo baiano no início do século XX – Assis Valente e Cuíca de Santo Amaro. A iniciativa integra o projeto Figuras Pitorescas do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), que já veiculou, desde março passado, dois outros programas da série e tem outro para programado para o próximo mês.

A proponente vencedora do Edital de Apoio à Produção de Programa Radiofônico de Radionovela, do Fundo de Cultura, sob a coordenação do IRDEB, órgão vinculado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT), foi a atriz Marília Castro e a realização dos programas foi da Quatro Produções Artísticas.

A temática das radionovelas está inserida no resgate da trajetória de importantes nomes da história e cultura baiana através da utilização de uma linguagem destinada, principalmente, aos estudantes do ensino fundamental e médio. Elas vão ao ar de segunda a sexta, às 8h30, com reprise às 17h30 e resumo semanal aos sábados, às 8h30.

Os quatro programas (com dez capítulos) levam cada um a assinatura de um diretor artístico e um diretor musical, o que garantiu a diversificação da narrativa marcada pelo tom lúdico. A série engloba as seguintes radionovelas: Outras histórias do 2 de Julho – Maria Felipa, a heroína esquecida (foi ao ar em março), Cosme de Farias e sua participação na vida social e política da Cidade do Salvador (veiculada em abril), A música e o Cordel do Recôncavo baiano no início do século XX – Assis Valente e Cuíca de Santo Amaro (será transmitida a partir de 10 de maio) e Bimba e Pastinha – Histórias pitorescas da capoeira na Bahia (programada para junho).