Especial das Seis

27/06/2013 16:16:59

espSeis_qua_JoaoDonato_G-1

Passada a Copa das Confederações, o Especial das Seis está de volta com programas inéditos que a gente mantinha guardados ansiosamente para assoprar 20 velinhas com nossos ouvintes. A primeira semana de julho marca o começo da programação de aniversário do E6, uma festa que vai até o final de 2013.

No dia 01, vamos revisitar o som da cantora baiana Diana Pequeno, conhecida pela mistura erudita, africana e folclórica. Os artistas independentes da Bahia dão o tom da comemoração ao 2 de Julho: vamos receber dois apresentadores do Radioca, Luciano Matos e Rônei Jorge, que vão trazer uma amostra dos belos trabalhos feitos à margem da grande indústria. A quarta-feira terá à frente ninguém menos que Wagner Tiso, contando um pouco sobre as trilhas que fez para o cinema. No dia seguinte, a própria Rosa Passos traz para você um lançamento saído do forno: o aguardado CD “Samba Dobrado – Canções de Djavan”. Fechando a semana com chave de ouro, sua noite de sexta-feira reserva um encontro com o renomado jornalista e escritor Xico Sá, que fala sobre o impacto do Movimento Manguebeat, liderado por Chico Science e Fred 04.

E pra quem sofre do gostinho de quero mais quando termina uma edição do Especial das Seis, a gente faz duas séries neste mês, com apresentadores de peso: nos dias 8 e 9 de julho, João Donato comanda dois programas nos quais passa a carreira a limpo e Margareth Menezes faz uma dobradinha para falar da história do afropop nos dias 18 e 19.

E vai dar samba neste mês. Um dos mais gravados nomes do samba, o baiano Roque Ferreira, fala das composições e resgata o primeiro disco, “Tem Samba no Mar”, enquanto Carla Visi, que dedicou o novo CD à Clara Nunes, faz um programa solar, relembrando a alegria da Guerreira. E já que o Especial das Seis está em festa, vamos juntar comemorações: no dia 29, na semana em que completa 60 anos, Guilherme Arantes comenta o mais novo disco, “Condição Humana”. Vamos homenagear também os 70 anos de Mick Jagger e os 50 anos do instrumentista Renato Borghetti.

Aliás, os segmentos da música clássica e instrumental também estão bem representados. Temos o percussionista Ary Dias e o pianista Fernando Moura falando sobre o disco “CosmeDamião”. O baixista dos Retrofoguetes CH Straatman faz um faixa-a-faixa do primeiro CD da carreira-solo, “Efecto Vertigo”, e no dia 31, o diretor-artístico da Orquestra Sinfônica da Bahia, Carlos Prazeres, apresenta uma nova edição da nossa série dedicada à música erudita, “Na Batida dos Clássicos”.

Outro velho parceiro do Especial das Seis é o pesquisador Carlos Bonfim, que apresenta o Latitudes Latinas, série do E6 dedicada às sonoridades do universo rítmico desta parte do continente. Por falar nisso, vamos relembrar o legado de Celia Cruz, cuja ausência completa 10 anos – o tributo vem com Antônio Pita e Leto Vieira, do Mais Caribe, outro intercâmbio de programas da Educadora FM. Fazemos ainda, com Luê, o caminho de volta, explorando o som que reúne guitarrada e carimbó, ritmo paraense que herda elementos caribenhos. E em meio a tantas pontes, até uma alemã, Dota Kehr, entra na roda, apresentando um programa produzido em Berlim e mostrando influências brasileiras e europeias. Seguindo a mistura, nos acompanhe na viagem entre Japão e Jamaica ao som da Tokyo Ska Paradise Orchestra, banda que é referência para nomes como a Móveis Coloniais de Acaju.

Se você pegou um engarrafamento, a novela não está rendendo ou se simplesmente quer ouvir boa música, fica aqui nosso convite. Especial das Seis, de segunda a sexta-feira, sempre a partir das 18h.

Confira as atrações do nosso Portal e escute ao vivo a Rádio Educadora FM. Clique aqui.