São João 2013

19/06/2013 11:42:35

O São João 2013 pela TVE Bahia tem show e arte. De 20 a 25 de junho, ao vivo, apresentações de Salvador, São Francisco do Conde e Cachoeira serão transmitidas pela emissora e pelo portal.

Também foram preparados Especiais TVE com muito forró e uma vinheta exclusiva da Turma do Xaxado para a maior festa do Nordeste sob slogan São João – Tempo de ser criança. Além disso, a TVE fez uma série de interprogramas para este mês com temáticas juninas e quadros, como o inédito Ernesto e Ernestino, que, com muito humor, conta histórias fictícias de um primo da capital e outro do interior que vivem experiências inusitas.

Dos estúdios da TVE, Ayana Simões e Aline Castelo Branco se revezam para as ancoragens, enquanto uma equipe de mais de 30 repórteres e produtores, com todo o apoio de técnicos de áudio e de vídeo, conferem o que está acontecendo nas praças.

Serão cerca de 40 horas de programação festiva que começam às 22h na quinta-feira, dia 20, e na terça-feira, dia 25. Nos outros dias, a partir das 15h, sempre levando muita festa até as duas da manhã. Nas cidades do Recôncavo da Bahia, a cobertura será, no sábado e no domingo, em São Francisco do Conde, enquanto na segunda e terça-feira, em Cachoeira. Todos os dias, as comemorações no Terreiro de Jesus e na Praça Municipal, em Salvador, pederão ser acompanhadas.

Reportagens especiais serão produzidas pela equipe de jornalismo da TVE, que já estará no aquecimento para a comemoração dos eventos do 25 de Junho, em Cachoeira, quando a cidade se torna, por 24 horas, a capital do Estado. Nos dias 22 e 23, o São João da Bahia ganha as telas do país, através da TV Brasil, que fará flashes, a partir das 22h. Pelas redes sociais Twitter e Facebook, o público poderá, também, acompanhar e mandar recados e fotografias de festas juninas pela hashtag #saojoaotve.

Quinta-feira (20/06) a partir das 22h

Sexta-feira (21/06) das 15h às 18h e das 22h às 2h

Sábado (22/06) das 15h às 18h e das 21h30 às 2h

Domingo (23/06) das 15h às 18h e das 22h às 2h

Segunda (24/06) das 15h às 18h e das 22h às 2h


Turma do Xaxado

Dos quadrinhos para o vídeo, a Turma do Xaxado, criada há mais de 10 anos pelo cartunista Antonio Cedraz, foi a inspiração para o cenário, vinhetas e clipe exclusivos deste ano. Com música inédita composta pelo forrozeiro Zelito Miranda e letra de Pinho, as animações têm Xaxado e mais quatro amigos dançando quadrilha e se divertindo em uma festa junina, com todos os elementos contidos no imaginário nordestino, como a roupa caipira, as bandeirolas e a fogueira. A concepção do trabalho foi pensada com foco nas crianças, sobretudo, já que a TVE tem a maior programação infantil da TV aberta na Bahia.


A Turma do Xaxado tem personagens que vivem histórias que valorizam elementos típicos do Nordeste brasileiro, como danças, comidas, lendas, jeitos de falar, religiosidades e relações sociais. A obra de Cedraz procura mostrar encantos e problemas locais, mas sem perder de vista a universalidade da experiência humana, sempre com bom humor. Os cinco amiguinhos da história têm a mesma idade, 11 anos, exceto Zé Pequeno, o mais velho, com 13 anos. É o atrapalhado do grupo.

Xaxado, um menino moreno, de cabelos castanhos escuros, usa sandálias e chapéu de couro, dado pelo avô, ex-integrante do bando de Lampião. Marinês, uma menina negra e alta, luta para que as pessoas cuidem do meio ambiente. Marieta, a menina de óculos, é apaixonada por livros, enquanto Arturzinho é conhecido como o vaidoso do grupo.

Ernesto e Ernestino


Neste São João 2013, a TVE Bahia traz muito humor com Ernesto e Ernestino. Eles são dois primos que se encontram no meio da estrada a caminho da festa de São João dos sonhos de cada um. O primo interiorano gosta de passar os festejos na capital, enquanto o da capital gosta mesmo de ir para o interior. Argumentos de parte a parte, com muito, mas muito humor, eles defendem suas escolhas e vão curtir a festa com suas peculiaridades. Nas esquetes, não faltarão assuntos como simpatias, os quilométricos engarrafamentos que vemos nesse período nas estradas, as festas mais famosas, as melhores comidas e bebidas, além de uma pitada de reflexões sobre religiosidade e, claro, paquera!

Ernesto, o primo da capital, é interpretado por Lucio Tranchesi, enquanto Ernestino, o primo do interior, é interpretado por Fernando Marinho. Durante as festas juninas, a dupla estará rodando com suas histórias na programação da TVE, em quadros com duração de dois minutos, roteirizados pelo dramaturgo Cláudio Simões. “Fiz dez quadros independentes, mas que repetem sempre a mesma situação do encontro deles na estrada.

Trabalho com um humor por vezes crítico, buscando explorar os vários aspectos da festa junina”, afirma o autor. No carnaval deste ano, Tranchesi e Marinho fizeram o quadro “O Rei e o Bobo”, roteirizado por Franciel Cruz, que, ambientando na idade média, fazia uma análise irônica da folia de momo.  Em “Ernesto e Ernestino” a ideia é, mais uma vez, divertir o público e falar da maior festa do Nordeste, comemorada nos nove estados da região. Gravado nos estúdios da TVE Bahia, o quadro tem direção de fotografia de Hans Herald e direção de Jairo Heliodoro.

Caó – São João

Seis interprogramas com caricaturas de ícones da música junina, produzidos pelo cartunista e animador Caó, já estão tornando a programação da TVE mais animada e em total sintonia com o clima junino. Este ano, quem virou desenho animado foram os pernambucanos Alceu Valença, Dominguinhos e Targino Gondim, os paraibanos Elba Ramalho e Genival Lacerda e o baiano Adelmário Coelho.

Os personagens caricaturados por Caó fazem cenas em músicas consagradas nas vozes dos artistas. Alceu Valença, de cabeleira vermelha, pega um táxi para a estação lunar, Elba Ramalho manda o coração bater e Dominguinhos abre a porta e quem aparece é Gilberto Gil, parceiro na composição de enorme sucesso “Abri a Porta”. Genival Lacerda se bate com um jegue perdido e sai perguntando “de quem é esse jegue?!”.

Já Targino Gondim tem um encontro romântico com uma moça na janela, enquanto Adelmário Coelho, que ganhou um rosto parecido com o próprio animal (Coelho!) defende o Brasil cantando “Não Fale Mal do Meu País” e enfrentando um galo francês, um touro espanhol e um urso russo. “São historinhas contadas em 20 segundos, em cima das histórias que as próprias músicas contam”, afirma Caó, que, no ano passado, fez os clipes em homenagem a Gonzagão.

Fotos pela Bahia

A TVE Bahia convidou, em Salvador, quatro fotógrafo – Alex Oliveira, João Meirelles, Joana Risério e Carolina Paternostro – para registrarem momentos de festas, principalmente, de quadrilhas juninas e de crianças festejando o São João, para marcar a cultura arraigada que é passada de geração para geração. Assim, clipes de um minuto serão montados, ao longo das transmissões para mostrar mocaicos desses registros.

Em São Francisco do Conde e em Cachoeira, outros fotógrafos também estarão registrando momentos marcantes dos festejos no Recôncavo da Bahia. Aproveitando o embalo de fotografias, a dupla Élcio Carriço e Milena Palacios vai à Chapada Diamantina pesquisar algumas expressões que, antigamente, eram mais frequentes nos festejos juninos. “Nós vamos para a cidade de Piatã e vamos tratar de uma coisa mais lúdica, seguindo uma linha que a TVE já está fazendo. Vamos procurar a dança do pau de fitas, o pau de sebo e outras, resgatando tradições”, diz Milena.

Navegue no nosso Portal e assista a programação da TVE Bahia ao vivo. Clique aqui.