ArquiMemória 4

10/05/2013 19:36:44

O portal transmitiu com exclusividade  o ArquiMemória 4 - Encontro Internacional sobre Preservação do Patrimônio Edificado, que aconteceu de 14 a 17 de maio de 2013, no Centro de Convenções da Bahia.

A dimensão urbana do patrimônio

O evento colocou em discussão as diversas relações entre as cidades e seu patrimônio construído, apresentando exemplos bem sucedidos de requalificação urbana e reabilitação arquitetônica em lugares como Barcelona, São Paulo, Montevidéu, Lisboa, Madri, Buenos Aires, Roma e Quito. Entre os questionamentos, os novos usos a edificações históricas desocupadas, como fortificações e fábricas, de que forma os hotéis de luxo e habitação de interesse social podem contribuir para redinamizar áreas históricas abandonadas e modificar a vida dos moradores.

Programação

Terça (14)

10h30

Conferência de abertura: “Arquitetura e contemporaneidade – Dos tempos da história ao tempo do projeto” (Gonçalo Byrne – Lisboa / Portugal)

19h

Conferência magistral: “Recuperação do patrimônio histórico: a intervenção sob um modo de olhar” (Nelson Dupré – São Paulo / Brasil)

Quarta (15)

19h

Conferência magistral: “A dimensão urbana – e humana – do patrimônio. O caso de Montevidéu” (Mariano Arana – Montevidéu / Uruguai)

Quinta (16)

19h

Conferência magistral: “A reabilitação como conservação e projeto: o futuro da matéria” (Marco Dezzi Bardeschi – Milão / Itália)

Sexta (17)

16h

Conferência magistral: “A restauração objetiva: um método para intervir no patrimônio arquitetônico” (Antoni González – Barcelona / Espanha) 
+
Conferência de encerramento: “Mansilla + Tuñón, arquitetura da memória” (Emílio Tuñón – Madri / Espanha)

Portal

Participe enviando mensagens pelas redes sociais: Twitter e Facebook com hashtag #arquimemoria ou acompanhe através do http://www.irdeb.ba.gov.br/arquimemoria.

Navegue no nosso Portal e assista a programação da TVE Bahia ao vivo. Clique aqui.